Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

Interação Cultural


A Ideia
A Outro Olhar juntamente com a Rede Solidária Popyguá, a partir de suas atividades junto às comunidades indígenas da etnia Guarani perceberam a necessidade de ajudar no ‘diálogo entre as culturas, indígena e não indígena’. Ao longo da história quase não houve diálogo, houve redução, subjugação e isolamento. O tempo passou, a humanidade se transformou e acreditamos ser o momento de fomentar o conhecimento e o respeito entre as diferentes culturas.



Abril de 2019 a Março de 2020

Este ano estamos na 6ª Edição da Mostra de Cultura e Arte Guarani e o material elaborado com as aldeias e a partir da vivências no trabalho social, faz uma reflexão sobre o que é ser mulher Guarani nos dias atuais.
No intuito de dar voz ao feminino, de aproximar o olhar desse mundo tão particular que é o mundo das mulheres Guarani. Nominamos a mostra de Kunha regua Mbyá, podendo ser traduzida como 'Mulheres Guarani'.
Convidamos você para desnudar a alma e conhecer algo mais sobre o mundo feminino Guarani.

Peju Porã! Bem Vindos!



Possibilidades de programação:

Programa Vivência Kunha regua Mbyá - Itakora
Objetivo
Proporcionar momentos de interação com aspectos da cultura Guarani Mbya aliado com educação ambiental.

Opção Adultos - (Estudantes, Professores, Sociedade Geral)
Acolhida “Jacy” - Centro Itakora  [15min]
Kunha regua Guarani – aproximação/palestra e visita guiada à exposição [50min]
Trilha – Caminhada pela Trilha Tape Porã com contação de história a partir dos 'cenários' TapeArt e Sistemas Amigáveis de Efluentes [40min]
Lanche – canjica [alimento Guarani] [15min] (opcional)

Oficinas de Artesanato: i) Mbaraka – entender, conhecer o significado da mbaraka (chocalho) e confeccionar a mbaraka.
ii) Mboy aromático – conhecer algumas plantas medicinais, os óleos essenciais e confeccionar um mboy aromático [colar aromático].

Oficina de Brincadeiras Guarani – brincar e entender algumas brincadeiras Guarani:
- arco e flecha - zarabatana - peteca
- revezamento com tora - xondaro - luta corporal

Oficinas de Agricultura: i) Agroecologia enquanto sistema produtivo, com prática de compostagem, manejo da agrofloresta, plantios de verduras e hortaliças (horta) [variando de acordo com o material disponível e fase da lua, período do ano, etc.]
Obs.: as oficinas são eletivas, cada grupo realiza uma das oficinas oferecidas.

Opção Crianças, Adolescentes, Jovens (escolas)
Acolhida “Jacy” - Centro Itakora  [10min]
Kunha regua Guarani – aproximação/palestra e visita guiada à exposição [50min]
Trilha – Caminhada pela Trilha Tape Porã com contação de história a partir dos 'cenários' TapeArt e Sistemas Amigáveis de Efluentes [40min]
Lanche – canjica [alimento Guarani] [15min]
Brincadeiras [60 min]
- arco e flecha - zarabatana - peteca
- revezamento com tora - xondaro - luta corporal

* No espaço há a Loja do Tembiapo, com artesanatos diversos da cultura Guarani e Óleos Essenciais e Derivados.

Programação Kunha regua Mbyá – Instituições de Ensino
Objetivo
Proporcionar momentos de interação com aspectos da cultura Guarani Mbya como contribuição para a construção de uma sociedade de respeito e tolerância.

Exposição Kunha regua Mbyá – visita guiada pela exposição e experimentação com alguns objetos/sensações [50min]. Grupos de 10 a 20 estudantes por visita.


Feira de Artesanato - Quando possível, pedimos para também fazer uma pequena feira de artesanato junto com a exposição.


Agende sua Atividade!






Abril de 2018 a Março de 2019



Este ano estamos na 5ª Edição da Mostra de Cultura e Arte Guarani e o material elaborado com as aldeias e a partir da vivências no trabalho social, faz uma reflexão sobre os mais de 500 anos de história de convívio, no mesmo território, entre indígenas e imigrantes, hoje todos brasileiros; e nós não indígenas, conhecemos tão pouco dessas culturas ameríndias.
No intuito de construir pontes entre as culturas foi produzida a mostra que chamamos de Nhandereko Mbyá: Tradição, Vida e Resistência que trás uma pequena amostra da vida na comunidade que tem sua lógica única e transparece a resistência de um povo frente ao mundo moderno.
Convidamos você para abrir o coração e a mente e conhecer algo mais sobre a cultura indígena Guarani que se mantém viva até os dias atuais.

Peju Porã! Bem Vindos!

Programações Possíveis:
- Mostra Intinerante - A mostra pode ser organizada em escolas, universidades, parques, pavilhões, museus, etc. Juntamente com a mostra organizamos uma mostra-feira de artesanato e palestras temáticas.

- Mostra Permanente - A mostra fica a disposição no Centro de Convivência Itakora para visitação, sob agendamento, com momento de palestra, caminhada na trilha ecológica e, havendo interesse, oficina temática (cultural, ambiental, produtiva); mostra e loja de artesanato.








Abril de 2017 a Março de 2018



Para agendar uma das atividades acima entre em contato pelos nossos canais:


Abril de 2016 a Fevereiro de 2017

A Proposta
A partir da compreensão de cultura, tempo e sociedade, primeiramente foram feitas oficinas de diálogo e atividades nas comunidades indígenas sob diferentes temas; entre eles a questão do modo de vida guarani e a alimentação tradicional, produção de autoconsumo e sagrado. Como resultado foram produzidos materiais como vídeos e mostra de fotografia sob o título de "A Boa Comida Guarani" que foram e são organizados em forma de mostras e exposições.

Mostra Anual no Itakora «A Boa Comida Guarani» de abril de 2016 a fevereiro de 2017: como espaço de interação entre a cultura indígena guarani e a não indígena da região de Guarapuava, a Mostra de Fotografia sob a temática «A Boa Comida Guarani» está disponível para visitação no espaço do Itakora (Centro de Convivência Itakora, localizado no Rocio São Sebastião, Área Rural, Guarapuava - Paraná) que reúne em fotografias e vídeos, o trabalho de jovens, crianças e adultos das aldeias guaranis de Nhe'Engatu, Koe Ju Porã, Limeira, Ocoy, Palmeirinha do Iguaçu, Rio d'Areia e Kuaray Guatá Porã juntamente com o olhar dos jovens do Serviço de Voluntariado Europeu em uma interação cultural para enriquecimento e valorização de todas as culturas. Além da réplica de uma casa de reza ou Opy’i, palestra e artesanato  com peças tradicionais e releituras modernas de peças para uso e decoração.
Palestra: Interação Cultural (20min)
Vídeos sobre Alimentação Tradicional Guarani (30min)
Visita à Mostra de Fotografias (20 a 30min)
Trilha Ecológica [bosque, agrofloresta e sistemas de captação de água da chuva e filtragem de águas servidas por evapotranspiração] (20 a 30mim)
Loja Tembiapo - Artesanato e Óleos Essenciais (20min)
Degustação [de acordo com a disponibilidade e época do ano] Sapecada de Pinhão ou Canjica.

Mostra Itinerante «A Boa Comida Guarani»de abril de 2016 a abril de 2017: para estender a possibilidade de interação à mais pessoas, a exposição itinerante pode ser organizada em escolas, comunidades, museus, centros de artes e cultura, universidades, etc. Conforme a demanda de cada parceiro, para programação completa ou adaptada às condições e demandas de cada um.
Palestra: Interação Cultural (20min)
Vídeos sobre Alimentação Tradicional Guarani (30min)
Visita à Mostra de Fotografias (20 a 30min)
Feira - Artesanato e Óleos Essenciais (20min)





III Mostra de Cultura e Arte Guarani: em julho de 2015 reuniu as aldeias da Rede Solidária Popyguá em um grande encontro de vivência da Cultura Guarani, as aldeias presentes foram: Nhe'Engatu, Koe Ju Porã, Limeira, Ocoy, Palmeirinha do Iguaçu, Rio d'Areia, Kuaray Guatá Porã, Añetete, Pinhal, Tapixi e como aldeia convidada Kuaray Haxa. Vivências: artesanato, sementes sagradas e tradicionais, canto coral, brincadeiras indígenas, encontro de Xamoĩ Kuery, vídeos, fotografias e muita alegria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário