Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Curso de Gestão do Empreendimento e Comercialização do Tembiapo

O curso de Gestão do Empreendimento e Comercialização realizou o módulo xiv entre os dias 07 e 09 de fevereiro de 2018 no Centro de Convivência Itakora.
Entre os muitos temas abordados até o momento, segue a construção do planejamento estratégico, neste módulo relembrados os objetivos e definidas as estratégias.

O trabalho foi árduo, e o resultado surgiu:
Objetivo
Estratégia
Aumentar a produtividade de 4 espécies em 5% no período de 3 anos
- Fazer o manejo diário das plantas (produtores)
- Aumentar a área de cultivo (produtores + planejamento Tembiapo) Ex: capim limão, pimenta rosa, pitanga, carqueja, capoteira
- Envolvimento do Tembiapo nos dias de Campo (capacitações e motivação)
Introduzir 5 novas espécies de plantas no período de 3 anos
* Plantas: Espinheira Santa (yvyra rapojú), Cedro Rosa e Vermelho (yary), Guiné (pipi), Jabuticaba (guaporaity), Capoteira (nhandu hapyxa =ouvido de aranha), Ipê Roxo (...)
   - Conversar com xamoi e xary'i para saber os usos e mais informações das plantas;
    - Uma ou duas pessoas do grupo das medicinais/agrofloresta/Tembiapo vão conversar com os xamoi e xary'i para depois passar a informação para o Tembiapo;
  - Sistematizar as informações somando com as literaturas existentes para elaborar o guia de uso;
- Fazer os testes de extração (período de colheita, parte colhida, rendimento);
- Processamento em OE puros e derivados
Aumentar em 30% o número de artesãos e/ou produtores
- Organizar oficinas reuniões para incentivar as pessoas mostrando os produtos, conversando;
- Fazer oficinas de artesanato com jovens das comunidades, ensinando a fazer, explicando, etc.
- Melhorar a produção, a qualidade, a quantidade, etc
Criar novas tendências de biojoias e óleos essenciais com lançamentos exclusivos
- Analisar as tendências da moda e depois fazer os trabalhos e transformar os materiais descartados pela natureza para fazer as biojoias com produtos sustentáveis.
- Oferecer o produto da natureza como uma joia que tenha durabilidade e qualidade. Para isso teremos que conversar e capacitar os artesãos.
- Criar novos produtos com outras formas, outras ideias. Exemplo: cocar de armação industrializada com as penas naturais.
- OE: fazer novos produtos, novos testes, com diversos produtos, novas espécies. Exemplo: criar um nome para a linha de sabonetes com produção que atenda aos pedidos dos consultores; investir.
Aumentar participação no mercado e faturamento da produção dos óleos essenciais
- Programa de Consultores e Consultoras:  Plano de crescimento/vendas
  Incentivos;  Treinamento / Produção suficiente para vendas
- Plano de Marketing: Envelopamento: fotos, vídeos, histórias [apresentação]; Embalagens; Valorização/sistematização da medicina e arte Guarani
Melhorar o manejo sustentável e recurso natural (manejo poda de aroeira, pimenteira, adubo orgânico e água)
- Podar correto e cuidar sempre para crescer sempre; Conservar limpo para dar um óleo de qualidade.
- Mais tipos de plantas; - Produzir mais; - Boa qualidade
- Aumentar 5% a produção de plantas para produzir um produto sustentável
Criar melhorar formas de manejo: Adubo orgânico bem preparado;  Controle de 'pragas', testar água de arruda.
Aumentar a rentabilidade em 3% a mais até 2018; e 5% a mais até 2020
- Aumentar o faturamento (baseado no plano de vendas)
- Aumentar o número de consultores/as
- Promover campanhas publicitárias do e-commerce


Além da parte de gestão, o curso também vem abordando as funcionalidades e os usos dos OE (óleos essenciais). Como forma de trazer os benefícios da natureza para os produtores e para a sociedade como um todo; contribuindo para uma vida melhor nesse planeta.
São várias as formas de uso dos óleos essenciais, normalmente cada planta tem sua dosagem e sua forma de uso, porém, de forma geral, os óleos essenciais vêm sendo usado nas formas a seguir:
     Aromatização de Ambiente: Gotas do óleo essencial são colocadas no difusor de ambiente (elétrico, fogo, etc), no geral de 05 a 10 gotas.
Banho de Imersão: Em banheiras ou ofurô. Comumente se dissolve 3 colheres de sopa de leite em pó em 1 copo de água e adiciona-se cerca de 20 gotas de óleo essencial. Não se recomenda usar os óleos essenciais diretamente na banheira ou ofurô sem diluição.
      Banho de Assento: Sugere-se diluir 10 gotas do óleo essencial em 5 colheres de sopa de óleo vegetal e adicionar na água do banho de assento.
    Colar Aromático: Sugere-se pingar 3 gotas do óleo essencial em um pedaço de algodão e acondicionar no orifício do colar aromático.
     Compressa Local: Recomenda-se pingar 10 gotas de óleos essenciais em compressas frias e quentes e aplicar no local afetado/desejado.
       Compressa Peitoral: Diluir 5 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal e massagear a região peitoral. Após a massagem, aplicar uma compressa quente.
       Escalda Pés: Diluir 15 gotas de óleo essencial uma colher de óleo vegetal e colocar em um balde ou ofurô de pés.
Fricção Local: Recomenda-se pingar algumas gotas de óleo essencial (já preparado/diluído) na área afetada e friccionar.
      Fricção Plantar: Orienta-se pingar cerca de 3 gotas de óleo essencial o na planta de cada pé e friccionar.
     Fricção Vertebral: Orienta-se pingar 6 gotas de óleo essencial ao longo da coluna vertebral e friccionar.
     Gargarejo: Orienta-se adicionar 2 gotas de óleo essencial em um copo de água morna. Gargarejar sem engolir.
    Hidratação Corporal: Sugere-se adicionar algumas gotas de óleo essencial um óleo vegetal de hidratação corporal, massagem ou creme de drenagem linfática.
Inalação: Orienta-se pingar de 2 a 4 gotas de óleo essencial em um lenço e inalar. No inalador elétrico utilizar de 3 a 5 gotas. Para assepsia das mãos, pingar 3 gotas de óleo essencial na palma das mãos, fricciona-las e inalar. Para otimizar períodos de estudo, pingar 2 gotas de óleo essencial no pulso, friccionar com o pulso de sua outra mão e inalar. Repetir se necessário.
      Massagem: Sugere-se adicionar 80 gotas de óleo essencial em 120ml de óleo vegetal e usar para massagear o corpo.
Spray de Ambiente: Recomenda-se adicionar 40 gotas de óleo essencial em uma solução de 60ml de álcool de cereais e 40ml de água deionizada.
Uso Tópico: Orienta-se diluir 5 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal e aplicar sobre a pele ou pingar 1 gota de óleo essencial diretamente sobre a picada do inseto (em crianças não se recomenda esse procedimento).
       Uso Tópico Capilar: Sugere-se pingar de 5 a 10 gotas de óleo essencial no frasco de shampoo ou 04 gotas em 50ml de água morna e passar no couro cabeludo, massageando-o. Ou hidrolatos preparados aplicar sobre os cabelos, massagear (sem enxaguar).
     Travesseiros e Lençóis: Sugere-se pingar 2 gotas de óleo essencial no travesseiro e 4 gotas nos lençóis. Há também a possibilidade de borrifar as águas florais, ou hidrolatos prontos sobre os travesseiros e lençóis de 20 a 10 minutos antes de deitar.
    Vaporização: Orienta-se pingar 10 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha e inalar o vapor por 15 minutos.
É só escolher o OE de sua preferência e desfrutar dos inúmeros benefícios!


Nenhum comentário:

Postar um comentário