Somos a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano - Outro Olhar, fundada em 2008, a partir da ideologia e determinação de diversos profissionais de várias áreas do conhecimento com vasta experiência em projetos ligados ao terceiro setor.

Bem Vindos ao nosso Espaço!

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Agrofloresta Guarani: Criando Identidade

A produção em agrofloresta já faz algum tempo vem ganhando espaço e respeito como método produtivo eficiente e em harmonia com solo, água, natureza e pessoas.
Há alguns anos, mais precisamente cinco, o sr. João de Quadros e a sra. Inácia Takua Peralta, da Tekoa de Palmeirinha do Iguaçu escutaram o 'pessoal da Outro Olhar' falar sobre essa tal agrofloresta. Mais tarde soubemos que, no entendimento do casal, 'era fazer como se fazia antes, só com alguma coisinha diferente'.
Enquanto aconteciam as conversas, dias de campo, reuniões com o grupo da tekoa, silenciosamente, bem ao estilo Guarani, o casal foi formando sua própria agrofloresta ao lado de sua casa. Não foi qualquer agrofloresta, foi com estilo próprio, a escolha das plantas, o espaçamento...
Julgar se o adensamento foi demais, se é preciso manejar dessa ou daquela forma; entendemos que não nos compete. Aprendemos que é uma relação pessoal com o ambiente, existem algumas dicas de como pode-se conduzir para melhorar este ou aquele resultado; mas a escolha final é de quem está lá, que criou laços com suas plantas.
O que nos compete é dizer: Parabéns sr. João e sra. Inácia pela linda agrofloresta que formaram!



Nenhum comentário:

Postar um comentário